quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Você quer umas dicas de compiladores gratúitos?Leia a postagem!

 
No ambiente Windows você tem duas boas opções de compiladores gratuitos.
A primeira opção é o compilador DevC++ , que é um compilador C/C++ (ANSI) e com uma boa interface com o usuário. Você pode baixa-lo diretamente e na página oficial(está em inglês). Depois de baixar, basta descompactá-lo e rodar o programa Setup.exe . Instruções simplificadas para compilar e executar programas neste ambiente estão disponíveis abaixo. Se voce tiver problemas com o compilador por favor verifique o seu FAQ.
Uma opção alternativa é o LCC-Win32, que é um compilador C . O compilador é padrão ANSI C (ele não compila programas em C++, apenas em C).Dentre estas duas opções, recomendamos o DevC++, que, além de compilar programas em C, também compila em C++ e poderá ser utilizado em seus estudos futuros dessa linguagem.
 Para DOS, também existem vários compiladores gratuitos:
Existe uma versão grátis do compilador gcc para DOS, sob o nome de DJGPP. Este compilador é disponível na Internet. Para saber quais arquivos são necessários, como baixá-los e instalá-los,
leia as instruções abaixo. Somente recomendamos este compilador para quem tem um certo conhecimento de configuração utilizando o DOS. Se você quer algo mais simples, pegue um dos compiladores abaixo.
Outra opção de compilador grátis para DOS é o TClite, da Borland. Este compilador é mais simples de instalar do que o DJGPP e pode ser obtido em http://www.cprogramming.com/tclite.html. Para facilitar sua vida, também estamos disponibilizando o arquivo aqui. Uma desvantagem do TClite é que os programas que você gera somente podem ser executados dentro do ambiente do TClite.
A Borland recentemente disponibilizou versões gratuitas (antigas) do Compilador Turbo C. Você pode baixar a versão 2.01 do Turbo C em http://community.borland.com/museum/borland/ . A vantagem desta versão em relação ao TClite é que ela gera programas que podem ser executados fora do ambiente de compilação. A desvantagem é que o ambiente de compilação não trabalha com o mouse, com sua interface sendo toda baseada no teclado. A instalação é simples: você deve descompactar o arquivo tc201.zip (por exemplo, usando o winzip) e serão gerados 3 diretórios: disk1, disk2 e disk3 . A seguir, você deve copiar o conteúdo de cada um destes diretórios para um disquete e rodar o programa install, a partir do primeiro disquete. Depois é só seguir as instruções que aparecerão na tela, fornecendo, quando pedido, o segundo e depois o terceiro disquete. Finalmente você deve ir no diretório raiz ( C:\ )e editar o autoexec.bat. Nele escreva lá no final mesmo as seguintes linhas, exatamente como abaixo (não coloque nenhum espaço em branco a mais!) :



SET PATH=C:\TC;%PATH%

Onde consta C:\TC acima ponha o nome do diretório em que você instalou o Turbo C. Reinicie o computador, abra uma janela DOS, vá ao diretório em que você vai trabalhar e digite tc. O ambiente de edição e compilação é um pouco pior do que o do RHIDE, porém você pode adaptar as instruções para uso do Rhide para usar o tc.
GOSTOU? ENTÃO ATÉ A PRÓXIMA!

FONTE:http://dn.codegear.com/museum/borland/software/TC201.zip









Nenhum comentário: