quarta-feira, 9 de julho de 2008

Aqui estamos mais uma vez. Agora, já que sabemos o que é um compilador, vamos citar alguns dos mais importantes compiladores que podemos adquirir gratuitamente.
Um dos mais utilizados compiladores é o Pascal:
É uma linguagem de programação estruturada que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Nirklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado.
O próprio Niklaus Wirth diz que Pascal foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software. Simultaneamente, a linguagem reflete a liberação pessoal de Wirth das restrições impostas pelo após seu envolvimento com a especificação de ALGOL 68, e sua sugestão para essa especificação, o ALGOL W.
A linguagem é extremamente bem estruturada e muito adequada para ensino de linguagens de programação. É provavelmente uma das linguagens mais bem resolvidas entre as linguagens estruturadas, e certamente um dos exemplos de como uma linguagem especificada por uma pessoa pode ser bem melhor do que uma linguagem especificada por um comitê.

Pascal é normalmente uma das linguagens de escolha para ensinar programação, junto com Scheme, C e Fortran. Comercialmente, a linguagem foi sucedida pela criação da linguagem Object Pascal, atualmente utilizada nas IDEs Borland Delphi, Kylix e Lazarus. Academicamente, seus sucessores são as linguagens subsequentes de Niklaus Wirth: Modula-2 e Oberon. A partir da versão 2005, o Delphi passou a se referir a sua linguagem de programação como Delphi Language.
Outros exemplos de compiladores Chrome, Free Pascal, GNU Pascal Compiler (GPC), Kylix,P4 compiler, Pascalzim, Turbo Pascal, Virtual Pascal.

A partir de agora procuraremos focar nossos estudos de compiladores em PascalZim justamente por ser façil de encontrar já que é de distribuição gratuita.

Até a próxima, tchau!

Nenhum comentário: